segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Revolução Liberal do Porto



Enquanto D. João e sua corte desfrutavam de comodidades e mordomias no Brasil, Portugal passava por difícil situação, o povo estava empobrecido com a guerra contra Napoleão, o comércio bastante prejudicado com a abertura dos portos, o que levou a perda do monopólio do comércio brasileiro, e a submissão a um general inglês que fazia parte da junta que governava Portugal provocava insatisfação e revolta.

Em agosto de 1820, explodiu um movimento revolucionário na cidade do porto em Portugal, conhecido como Revolução Liberal do Porto, no dia 15 do mês seguinte a rebelião chegou a Lisboa. As lideranças rebeldes constituíram um governo provisório, convocaram as Cortes para elaborar uma nova Constituição e exigiram a volta de D. João para Portugal.

No Brasil, a noticia da Revolução do Porto foi concebido com entusiasmos. Entretanto,em janeiro de 1821, quando as Cortes começaram a se reunir para redigir uma nova constituição, os brasileiros logo se desiludiram - descobriram que uma da primeira preocupação dos portugueses era desfazer a situação de relativa independência alcançada pelo Brasil sob o governo de D. João VI e restaurar o monopólio português sobre o comercio brasileiro.

D. João VI procurava adiar a decisão e conciliar os interesses, mas com medo de perder o trono aceitou todas as exigências e voltou para Portugal em abril de 1821 esvaziando os cofres do banco do Brasil levando consigo quase todo o ouro. Porem procurou garantir para sua família o governo do rico e imenso território brasileiro: deixou seu filho Pedro como regente do Brasil.

8 comentários:

  1. Realmente, é tudo uma questão de interesses, não havia interesse da corte portuguesa com Portugal enquanto estivesse tudo "bem" por lá e eles continuassem levando a vida boa que estavam levando por aqui. Mas quando o trono do "fujão" foi ameaçado ele voltou correndo, e deixou seu filho pra limpar a bagunça e lidar com o povo insatisfeito e cheio de incertezas. Mal sabia ele que a volta à Portugal iria selar de vez o destino do Brasil. Um ano depois o Brasil se tornou independente pelas mãos do filho do Imperador "fujão", Dom Pedro I, tudo concebido numa perspectiva ufanista e heróica, de levantar a espada na beira de um riacho e gritar "independência ou morte!", claro que respeito a história original, mas como tudo antigamente era retratado nessa perspectiva, acredito que tenha sido algo mais discreto, e depois por motivos de conveniência patriótica, "aumentaram" a história um pouco aqui e alí, claro que é minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Não só pra "limpar a bagunça" Arthur, mais acredito que também pra garantir que a sua Familia estivesse sempre no controle do Brasil .. D. Pedro proclamou a independencia mais o Brasil tornou-se Imperio e não uma Republica ...

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, logo, o que Dom João fez foi, sem saber, entregar numa bandeja de prata a independência brasileira, uma ironia do destino, um portugues declarando a independência do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a revolução liberal do porto, podemos entender que a perda da posse do comércio brasileiro ocorreu por causa do empobrecimento do povo com a guerra contra Napoleão e pela abertura dos portos. Levando Portugal, a ser submetido a um general que provocava insatisfação e revolta.
    Entre todos esses problemas, surgiu a Revolução Liberal do Porto, que foi lideranças rebeldes que se reuniram montando um governo provisório, exigindo a volta de D. João para Portugal e uma nova constituição.
    No início parecia tudo muito bom para o Brasil, mas depois percebeu-se o interesse dos portugueses em acabar com a situação de independência alcançada pelo mesmo e além disso a vontade de destruir o monopólio português sobre comércio brasileiro. Depois disso, D. João com medo aceitou as exigências e voltou para Portugal, esvaziou os cofres do banco do Brasil e deixou Pedro (seu filho) como regente do Brasil, garantindo assim um governo rico e um imenso território a sua família.

    Náira Verena, Halliny e Mayelle.

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom o Texto,Nota 10, continue assim :D.

    É interessante o caminho que desenrola a história, por exemplo, em 1789 inicia a
    Revolução Francesa que termina com acessão de Napoleão. Devido o conflito com a inglaterra o único jeito que Napoleão acha de atingi-la é através de um rigoroso bloqueio econômico, porém Portugal ja tinha "rabo preso" e se viu no meio de um fogo cruzado onde ambos os lados pretende fuzilá-lo, não tendo escolha,a corte foge como mocinhas melindrosas para sua colônia. Nisso fortalece e oferece o gostinho de liberdade a elite brasileira.

    No entanto acontece essa outra Revolução que faz D. João voltar. Então com uma atitude desesperada de não perder sua vaquinha leiteira para a elite já fortalecida, deixa um filho que diante de fortes pressões não tem outra escolhaa não ser ficar e declarar a independência do Brasil. Dom Pedro em si só serviu como um boneco para os interesses de uma elite que se encontrava superior a portuguesa, já fagilizada pelas tropas Napoleônicas.

    ResponderExcluir
  6. Ora, Ora! Seríamos inocentes ao pensar que uma rainha louca, um príncipe covarde e uma corte completamente corrupta viria ao Brasil para lutar por melhoria na qualidade de vida do oriundos dessa terra tal rica e ao mesmo tempo empobrecida.
    Foi de lá que herdamos ladrões, prostitutas e pessoas de péssima índole, ou alguém acha que, exceto a corte, vieram engenheiros, médicos e outros profissionais que ajudariam no desenvolvimento da nação?
    Tivemos séculos de exploração, mas infelizmente essa exploração ainda está entrevada nas brechas governamentais, seja ela municipal, estadual ou nacional.
    A diferença é que naquela época tudo era feito sem nossa decisão, já agora decidimos e escolhemos mal as nossas "cortes"

    ResponderExcluir
  7. Após a vinda da família real ao Brasil e da vitória dos ingleses sobre os franceses, os portugueses ficaram refém dos interesses ingleses que tinham muitos privilégios, especialmente na venda de produtos para o Brasil. Isso ao lado, do período de guerra, deixaram os comerciantes portugueses empobrecidos. A revolução do Porto era uma tentativa para que as coisas voltassem a funcionar da mesma maneira que antes, com Portugal explorando as riquezas naturais brasileiras, além do comércio. Só que o povo brasileiro já não era mais o mesmo, estava chateado por ter que bancar o luxo da família real. A alternativa que a família real encontrou para "agradar gregos e troianos" foi a volta de D. João para Portugal e a permanência de D. Pedro no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Porém Melk .. a permanencia no Brasil de D. Pedro não agradou as Cortes de Lisboa, eles queriam restabelecer o poder de Portugal sobre o Brasil.

    ResponderExcluir