segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Revolução Pernambucana


A permanência da família real no Brasil não satisfez aos habitantes brasileiros, o descontentamento era maior no Nordeste, particularmente em Pernambuco. Eles conviviam com a exploração dos comerciantes portugueses, que estabeleciam os preços dos produtos agrícolas que compravam e dos alimentos e artigos que vendiam.

À medida que o calor das discussões e da revolta contra a opressão portuguesa aumentava, crescia, também, o sentimento de patriotas dos pernambucanos. Um movimento revolucionário começou a se formar, ansiando a independência da região em relação a Portugal e a instalação de um governo republicano.

As idéias do movimento espalharam-se rapidamente, e em março de 1817 um grupo de rebeldes tomou o poder, proclamando república e formando um governo provisório, que declarava-se representante de “todos as classes”.

Tão logo soube da revolta, D. João enviou numerosos soldados e navios de guerra para sufocá-la, os rebeldes não conseguiram resistir e se renderam.

A Revolta Pernambucana conseguiu unir religiosos, militares, comerciantes e outros setores da população em todo ideal de independência. Um ideal que se concretizaria cinco anos depois.

5 comentários:

  1. outro belo texto, bem objetivo e claro.

    sobre a revolução pernambucana, vale ressaltar que os fatos históricos estimulavam a revolta:
    os custos de produção aumentavam (com a diminuição do tráfico de escravos e o aumento de impostos), a medida que o preço diminuia (com a concorrência de outros países). sem dúvida, esse movimento foi importante no processo de independência brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito Sucinto, breve e objetivo. Sem rodeios. Em relação ao contexto histórico, sempre fui simpatizante com a idéia de que o Brasil se dividisse em pequenas repúblicas, como a europa, e se isso realmente tivesse sido um sucesso, como aconteceu em pernambuco( pena que por tão pouco tempo), as repúblicas que poderiam compor o território brasileiro teriam bem menos problemas do que o país unificado tem hoje. Enfim, D. João e sua familia trouxeram consigo tanto reflexos positivos quanto negativos, o que vale notar é que no fim de tudo, a condensação desses reflexos resultaram no inevitável rompimento com a metrópole de Portugal, fato que já vinha sendo adiado desde o final do século XVIII. Arthur Coutinho.

    ResponderExcluir
  3. Legal! Uma Revovulação que que serviu de inspiração e antecendeu outra grande luta, a de 1824, com a criação da Confederação do Equador... Pena que a República Brasileira só foi realmente se consolidar mais tarde em 1889.

    ResponderExcluir
  4. Postagem de fácil entendimento, com palavras bastantes utilizadas.
    Sobre o assunto deu a entender que os brasileiros se incomodaram com a presença da família real, e grande parte destes descontentes se mostraram no nordeste (em Pernambuco). A exploração dos comerciantes portugueses, era um fato explorador, mas mesmo assim relevaram. Com todas discussões, a revolta contra a opressão Portuguesa aumentava e crescia também assim o sentimento de patriotas pernambucanos. Um movimento começou a se formar, querendo a independência da região e a instalação de um governo republicano. Passando o tempo, um grupo de rebeldes fez do poder, uma ação, proclamando a república e formando um governo, este era provisório mas representava todas as classes. D. João ao saber da revolta, quis acabar com tudo, assim enviou soldados em navios de guerra até que os rebeldes se rederam.
    Com todo esse fato, podemos analizar que essa revolta Pernambucana conseguiu unir religiosos, militares, comerciantes e a população em geral, para um mesmo objetivo, a independência, mas este objetivo acaba se realizando apenas cinco anos depois.

    Componentes: Náira Verena, Halliny e Mayelle

    ResponderExcluir
  5. Hum que legal era isso que eu queria saber sobre A permanência da família real no Brasil que não satisfez aos habitantes brasileiros, porque o descontentamento era maior no Nordeste, particularmente em Pernambuco.E por isso eles conviviam com aidéia de explorar os comerciantes portugueses, que estabeleciam os preços dos produtos agrícolas que compravam e dos alimentos e artigos que vendiam.

    Tasla,Tami,Girlane,Leidiane,Thay...

    ResponderExcluir