segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A vinda da familia real para o Brasil


No inicio do século XIX existia uma disputa econômica e militar entre Inglaterra e França, neste sentido os franceses criaram o Bloqueio Continental que consistia em proibições para as nações como Portugal, Espanha e Rússia de comercializarem como a Inglaterra. O imperador Frances Napoleão Bonaparte afirmava que se os países não aceitassem o bloqueio seriam invadidos.

No caso de Portugal, o regente D. João VI temia aceitar as idéias napoleônicas e portanto criar dificuldades econômicas com os ingleses, assim, a saída encontrada pelo regente português foi fugir para o Brasil com sua corte e protegida pela marinha inglesa.

A vinda da família real para o Brasil em 22 de janeiro de 1808 foi fator de importância ímpar para a independência. A migração da elite metropolitana fez da colônia o centro das principais decisões do governo português, o que mudou o seu perfil político-econômico.

Muitas medidas foram tomadas, houve a abertura dos portos Brasileiros ao comercio com todas as nações, liberações de atividades manufatureiras, o que não desenvolveu o setor, pois a industria local não tinha condições de concorrer com os produtos ingleses, favorecidos com o trabalho de Comercio e Navegação, com impostos de 15% sobre suas mercadorias mais baratas e de melhor qualidade.

A transferência da corte trouxe, também, transtornos a população brasileira, a começar com a dificuldade para acomodar cerca de 15 mil pessoas, o pagamento cada vez maior de impostos,o controle português sobre o comercio, fatores estes que geraram indignação e motivaram a ultima revolta anticolonial da historia do Brasil – A Revolução Pernambucana de 1817.


16 comentários:

  1. O texto aborda questões muito interessantes sobre a vinda da família real ao Brasil. eu destacaria 2 coisas: a primeira, a falta de coragem de D. João para enfrentar a França, algo muito difícil, mas com ajuda da Inglaterra as chances de vitória eram grandes; segundo, o aumento dos impostos como maneira de sustentar a classe média/alta cheias de privilégios. Veja que 200 anos depois, o cenário continua muito parecido.

    ResponderExcluir
  2. É importante afirmar que a fuga da família real para o Brasil abriu espaço para abertura dos portos e consequentemente o fim do pacto colonial.
    O Brasil ia cada vaz mais se transformando num agroexportador sem amarras portuguesa,isto é, um prato cheio para o capitalismo.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de bem resumido, é um bom texto, esse é um fato de grande importância para história do Brasil, afinal, essa fuga melindrosa dos portugueses fortaleceu o Brasil, o que levou inevitavelmente a independência...

    Quanto a idéia de enfrentar os exércitos Napoleónicos, não seria uma boa, pois a inglaterra tinha um grande poder bélico, no entanto concentrava-se na Marinha enquanto Napoleão possuia um grande poder terrestre, ou seja, a não ser que os navios ingleses navegasse sobre a terra, enfrentar Napoleão frente a frente em terra seria um erro, pois nenhum país da Europa naquele momento tinha poder terrestre para tanto.

    Restou então para os portugueses da corte abandonar seus conteráneos e fugir na calada da noite...

    ResponderExcluir
  4. apesar da fuga ter sido o início do processo de independência brasileira, foi um ato de extrema covardia da família real, pois os portugueses ficaram sem nenhum comando, a mercê dos franceses/ingleses.

    as tropas francesas chegaram a Portugal desgastadas e algum tempo depois foi expulsa pelos ingleses que ficaram governando Portugal por um período. Independente disso, era uma atitude muito mais digna da família real ter permanecido e tentado defender o território e o povo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O texto ficou ótimo, é notável a divisão de parágrafos cronológicamente. O primeiro parágrafo descreve a situação de Portugal quanto aos países europeus. O segundo parágrafo descreve a decisão da corte portuguesa. O terceiro pontua a a vinda de fato e as consequências imediatas para a colônia. O quarto e o quinto parágrafos descrevem os reflexos, positivos e negativos, da chegada da corte real portuguesa ao Brasil. Muito boa abordagem.
    O ponto mais importante no processo de independência do Brasil certamente é a vinda da corte portuguesa para a colônia, sem a inversão metropolitana, sabe Deus quando o Brasil ia organizar-se para realizar uma revolta contra o domínio português. Do momento em que o Brasil se torna o centro administrativo português, os portugueses entregam numa bandeja de prata a independencia brasileira, além de trazerem inúmeros problemas sócio-econômicos para o Brasil, tais quais aumento dos impostos, monopólio nos preços dos produtos, entre outros, trouxe também uma reforma no sistema educacional, o que tirou muitos cidadãos da ignorância e moldou líderes, líderes esses que no futuro comandariam as revoltas contra o domínio antigo e autoritário português.
    No fim, quem mais nos ajudou para a independencia brasileira dos portugueses foram eles mesmos, não poderiam reclamar depois.

    ResponderExcluir
  8. Ironia do destino ou não, a Independecia do Brasil foi proclamada por um Português, e o que mais me enche de indignação é o fato de o Brasil ter pago uma indenização a Portugal, sendo que ele usurpou de nossos recursos e como se não bastesse, ficamos devendo a Inglaterra que nos emprestou o dinheiro pra arcar com esse prejuizo.

    ResponderExcluir
  9. além disso né... proclamada por um português, nem lembrava desse agravante. Em relação à indenização Nai, eu entendo o porquê do Brasil hoje em dia sem tão submisso e passivo demais.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Entendemos que a disputa que existiu entre a Inglaterra e a França era econômica e militar. Os franceses criaram o Bloqueio Continental que era uma forma de proibir algumas nações de comercializarem com a Inglaterra. O imperador Napoleão Bonaparte afirmava que se os países não aceitassem o bloqueio seriam invadidos.
    Já em Portugal, D. João VI temia aceitar as idéias napoleônicas e acabar criando dificuldades econômicas com os ingleses,então a saída encontrada por ele, foi fugir para o Brasil com sua corte sendo ela, protegida pela marinha inglesa.
    A chegada da família real no Brasil foi um fato bastante importante para a independência. A migração da elite metropolitana fez da colônia o centro das principais decisões do governo português, o que mudou o seu perfil político-econômico.Depois disso, muitas medidas foram tomadas mas o que de fato não ajudou o setor, porque a industria local não tinha condições de competir com produtos ingleses, que além de mais baratas eram de melhor qualidade.
    A transferência da corte trouxe um transtorno a população brasileir, fatores dos quais ocasionaram a indignação e motivaram a ultima revolta anticolonial da historia do Brasil (A Revolução Pernambucana).

    Componentes: Náira verena, Halliny e Mayelle

    ResponderExcluir
  12. Dois pontos têm de ser levado em consideração: 1° D. João foi o único governante hábil suficiente para enganar Napoleão (diga-se de passagem, trabalho dificílimo) e 2° o papel de D. Pedro não é de apenas um proclamador (sem ele independência e união posterior ao fato eram objetivos impossíveis).
    A história tratou durante muito tempo, e até hoje trata através de produções televisivas questionáveis, D. João VI como um governante fraco, entretanto deve sempre ser levado que ele era um governante de um Estado pequeno e muito frágil, dependente da economia inglesa, por esse motivo ele optou em se retirar de Portugal. Essa figura histórica muito maltratada teve fundamental importância na estruturação de um Portugal e depois de um Brasil mais bem pensado do que os seus predecessores. Dessa forma a figura de D. João deve ser mais valorizada, assim como novas revisões historiográficas vêm trabalhando. Essa agressão ao seu papel, e a toda família imperial brasileira, deve ser creditada aos planos da República nascente no Brasil do século XIX e que infelizmente perdurou até nossos dias atuais.
    O papel de D. Pedro I em nossa construção como nação deve ser mais celebrado por qualquer pessoa, a figura histórica de alguém que se viu obrigado a construir uma nação do que antes era um "conglomerado" humano, precisa de respeito, essa tarefa árdua esteve em suas mãos mais do que esteve na de qualquer outro, é uma possível verdade a sua predileção por Portugal, mas se pensarmos que ele abriu mão de tudo o que antes conhecia por um sonho nos obriga a entender o quanto essa figura teve participação real na construção de nosso país. Lembremos-nos das ameaças de dissolução que o território nacional passou desde a sua descoberta, a sua manutenção por completo depois de 1822 se deveu a apenas um elo de nome Pedro de Alcântara. Novamente reafirmo que as ofensas a esses dois elementos importantes de nossa História são resquícios do pensamento formador necessário da República do século XIX aqui instalada.
    Antes de qualquer coisa atento ao fato que somente em nosso país pode ser buscada uma herança de um período monárquico (lembrando claro do Estado fantoche mexicano instaurado por Napoleão III, mas que fracassou pela vontade do povo mexicano em derrubar os governantes impostos por uma força externa) só o Brasil pode e deve se colocar entre o seleto grupo de estados com passado imperial, entretanto não o fazemos enquanto outras nações mesmo sabendo dos defeitos de seus governantes desse modelo social exaltam seus pontos positivos e não somente as más qualidades dos mesmos.

    ResponderExcluir
  13. Qual independência? De onde? Pra onde? Quando?

    O Brasil até hoje se encontra em estado de dependência, deixou de depender e sustentar os Portugueses, mas conteporâneamente vem sustentando e sendo colonizado pelos EUA.
    Não podemos comercializar com CUBA, não podemos vender nossa laranja para os EUA sem os altos impostos deles, não podemos baixar a taxa de juros, pois os Bancos não deixam.

    E a Reforma Agrária onde está? Ninguém faz, muitas terras nas mãos de poucos e poucas terras na mão de muitos.

    Acreditar na independência de 1822 é a mesma coisa que acreditar na Libertação do Escravos pela Lei Aurea.
    Isso nada mais é, que mais uma das histórias de carochinha do passado sujo, impune e maqueado do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  14. A presença da familia real em terras coloniais foi uma fato inusitado e provocou muitas mudanças , das quais não podemos esquecer.
    - fundação do Banco do Brasil, em 1808
    - abertura de escolas
    - a criação da Biblioteca Real , em 1810
    - fundação da Academia de Belas-Artes

    Entre outros ...

    ResponderExcluir
  15. O fato da expansao napoleonica poder ter chegado a portugal e que impulsiona este texto. segundo alguns historiadores, a familia real portuguesas veio para o brasil porque tinha laços firmados com os ingleses, e nao de dispusera a fazer o bloqueio economico contra os ingleses.
    Por mais, a abertura dos portos no brasil, deuse por pressoes dos ingleses e principalmente da burguesia local, ou seja, os comerciantes brasileiros. assunto muito polemico, como a historia e cheia de pontos de vistas, fica dificil discutir.

    abraços

    ResponderExcluir
  16. Muito legal super interessante!Uma coisa que ue não sabia era que a transferência da corte trouxe, também, transtornos a população brasileira, a começar com a dificuldade para acomodar cerca de 15 mil pessoas, o pagamento cada vez maior de impostos,o controle português sobre o comercio, fatores estes que geraram indignação e motivaram a ultima revolta anticolonial da historia do Brasil – A Revolução Pernambucana de 1817.Eu não sabia dessa parte .

    Thay,Tami,Tasla,Girlane,Leidiane...

    ResponderExcluir